Review – Slow and Steady Get me Ready – The How-to book that grows with your child

Que os neurônios são células que a gente perde ao longo da vida e não recupera todo mundo já sabe.

Mas você sabia que um recém-nascido tem o dobro de neurônios de um adulto?

Assim começa o livro Slow and Steady Get Me Ready, de June R. Oberlander.


Três anos de idade é muito tarde para uma criança iniciar os estudos. Calma, antes que alguém venha dizer que é um absurdo, esse tipo de atividade até os três anos não se trata de alfabetização ou teorema de pitágoras, mas sim de estímulos para o bebê.

Este livro apresenta não só as motivações para isso, como apresenta uma atividade para cada semana de vida da criança, do nascimento até os cinco anos de idade.

Muito diferente do cérebro de um adulto, que está constantemente buscando o sucesso em suas atividades em paradigmas conhecidos, o cérebro de uma criança é uma massa cheia de neurônios esperando por sinapses (conexões), e por isso querem tanto aprender. Certos estímulos, se feitos desde cedo, vão não só ajudar no dia a dia da criança, como evitar que muitos neurônios se percam, com aprendizados que vão influenciar em muitas coisas para a vida inteira.

A ideia do livro na verdade é simples. A última edição da revista Galileu indica que um adulto que aprende uma segunda língua pode atrasar doenças degenerativas do sistema nervoso, como o Alzheimer. A ideia é a mesma, mas pensando da herança que se deixa da infancia para a vida adulta. Na vida adulta ainda estamos jovens para ter um cérebro com problemas da idade, mas podemos ter ele melhor do que o normal.

Não se trata de um livro para ler de cabo a rabo, como um livro de auto-ajuda. É um livro guia. A cada semana você começa com uma atividade que vai em geral necessitar de coisas simples que você geralmente tem em casa. Cada atividade possui também uma explicação de quais serão os benefícios.

Comprei por indicação de um colega, que indicou não só esse como também um outro chamado The Well-Trained Mind: A Guide to Classical Education at Home (Third Edition). Eu baixei o sample desse livro para kindle e tal como meu colega falou, é um excelente livro mas que tem pouca coisa até os 5 anos. E até os 5 anos indica bem esse livro: Slow and Steady Get Me Ready.

De acordo com a autora, as atividades desse livro equivalem a um jardim de infancia. Meu filho já está na escolinha mas eu uso como complemento.

Comprei o livro e quando este chegou, o Arthur estava na semana 42. A atividade para esta semana seria pegar uma latinha de café (eu usei uma de Nescau), retirar o fundo, proteger com fita as rebarbas e por fim fazer um buraco na tampa. Depois, incentivar a criança a pegar uma peça pequena, tal como um carretel de linha, e colocar a mesma dentro do buraco. Feito isso, a criança levanta a lata e vê que o objeto ficou ali no chão, saindo da lata.

Como o Arthur é muito agitado, eu achei que ele nem iria parar para ver a minha demonstração (deve-se repetir várias vezes antes para a criança). Mas para a minha surpresa, ele adorou a brincadeira. Logo de cara entendeu. A cada vez que ele fazia todo o procedimento correto, eu batia palmas e lhe parabenizava. Depois ele mesmo batia palmas.

Esse exercício, por exemplo, de acordo com o livro ajuda na coordenação entre mãos e olhos, estimula o sentido do toque, treina habilidade em seguir direções, e ajuda na independencia e auto-confiança da criança.

Os exercícios são muito alinhados com as possibilildades de aprendizado da criança em cada semana. As vezes eu leio algo e penso: o Arthur de forma alguma vai se interessar por isso. Mas de fato ele se interessa e acaba desenvolvendo aquela aptidão na semana indicada.

Este livro não possui versão para kindle.

  • Paperback: 356 pages
  • Publisher: Xulon Press; 4 edition (December 1, 2002)
  • Language: English
  • ISBN-10: 159160236X
  • ISBN-13: 978-1591602361
  • Product Dimensions: 8.3 x 0.7 x 11 inches

Post Author: mario

1 thought on “Review – Slow and Steady Get me Ready – The How-to book that grows with your child

Comments are closed.