Sempre que saíamos para passear observava como o Arthur se sentia incomodado com o sol. E até hoje se incomoda muito. Com a chegada do verão, resolvi pesquisar sobre óculos de sol para crianças.
Como para mim era um assunto novo, inicialmente fiquei meio preocupado: será que pode? será que faz mal?
Pesquisei bastante sobre o assunto e o que vi é que a necessidade é a mesma para um adulto. É uma proteção contra o sol tal como o protetor solar. De gente falando mal, só ouvi palpite. Não achei nenhum artigo criticando, e sim muito mais artigos recomendando o uso. Se quiser ver um exemplo, segue este, em inglês.
Então lá fui eu procurar. Como de costume, dei uma olhada no Amazon.com para ver o que tinha de mais vendido e melhor avaliado. E no fim gostei muito dos óculos da marca Julbo. Eu nunca tinha ouvido falar dessa marca, mas parece ser referência em óculos para bebês.
Então fui procurar aqui no Brasil e achei por R$ 200. Claro que não, né. Fui para o eBay e comprei lá, por R$ 60 já com o frete.
Eu gostei muito desse óculos por vários motivos:
- Tal como muita gente gosta das roupas estilo bebê (e não roupa com estilo adulto) esse óculos tem um design bem “criança”, parece pronto para a brincadeira. Chega até parecer um pouco com óculos de natação.
- É bem resistente e flexível.
- Pode molhar sem medo. O Arthur já foi até na água do mar com ele.
- Não fica embaçado a qualquer toque da mão na lente.
Evidentemente, é um óculos com todas as proteções necessárias, como raios UVA e UVB.
Compramos com a cordinha por acharmos que seria essencial para ele não perder. O problema é que ele não deixa o óculos de jeito nenhum. Se ele é exposto a luz solar forte e então colocamos o óculos, aí ele deixa. Senão ele tira na hora. E com o cordão ele não conseguia retirar e ficava bem estressado. Por fim deixamos sem o cordão.
Mas ele ganhou um outro também, da madrinha, bem bonitão, só ainda está um pouco grande nele. Não vemos a hora de estrear.
Resumindo, qual o veredicto? Óculos de sol é tão importante para um bebê quanto é para um adulto. Os cuidados são os mesmos. Gostei muito deste óculos Julbo e acho que vale muito a pena. O único porém fica realmente no costume e adaptação da criança. Até um ano eles usam, mas quando ficam mais ativos tendem a rejeitar.