Uma semana muito comunicativa para o Arthur

Quem tem acompanhado de perto o crescimento do Arthur tem percebido que além de falar com ele usamos a linguagem de sinais para muitas palavras.

Há duas semanas atrás ele se mostrou muito comunicativo nessa forma de linguagem. A gente já percebia que ele entendia sinais e vinha correspondendo a alguns deles havia algum tempo. Mas ele então começou a fazer sinais para fralda, banho, pronto/acabou, leite e comida, de uma forma muito diferente de antes. Nesta semana, em três dias ele se comunicou mais do que em um mês. E ainda ensaiou algumas falas.

É engraçado como ele se desenvolve por fases. Aos sete meses começou a bater palmas. Mas ficou quase um mês sem bater palmas quando parece que concentrou seus esforços tentando engatinhar. Nessa época ele já fazia alguns sinais. Mas realmente passou os últimos três meses focado em habilidades motoras. Depois voltou a bater palmas e agora que engatinha bem tem ficado muito mais comunicativo.

No último final de semana ele mesmo inventou um sinal para se comunicar. Ele queria que alguém levantasse ele para eque ele pudesse balançar o sino de ventos na casa da tia, então ele olhava para as pessoas, falava “aaa” e apontava para cima, e logo em seguida mexia as mãos balançando como se estivesse mexendo no sino.

 

Arthur no momento em que ia pedir para mexer no sino de vento
Arthur no momento em que ia pedir para mexer no sino de vento

 

Também tem entendido bem as palavras.

Tenho brincado bastante com ele de bola, onde eu conto até três, jogo a bola para um canto e peço para ele ir buscar. Ele entende a bola, tanto pelo sinal quanto pelo nome e vai atrás.

Na escolinha, quando eu falei o nome do coleguinha dele, ele logo olhou para o menino. O professor disse que ele reconhece o nome dos amigos sim.

Ele também nos abraça quando a gente pede, e abraça até mesmo o cachorrinho de pelúcia dele, o Scout.

Mas parece que agora não está mais concentrando-se em apenas uma área por vez. Ao mesmo tempo em que a cada dia ele se torna mais comunicativo, ele avança em muitas outras coisas, como por exemplo escalar e ficar de pé. Também demos um Lego para ele (o Lego Duplo, claro), e agora ele não só entende bem que pode desencaixar as pecinhas, como fica vários minutos tentando encaixá-las. Mas ele gosta muito de pedir para eu ou a mamãe encaixar a peça para ele poder puxar e desencaixar.

Também tem gostado de imitar. Ele imita desde gestos como batuques, até sons de animais. Ele tenta imitar o som do urso e o som do elefante, fazendo de uma forma com que fica uma leve diferença entre um e outro. Ele tem um elefante e um urso do Lego Duplo, então quando ele pega o bichinho na mão ele faz o som.

Como pai, é uma grande emoção acompanhar cada pequeno passo que levam a essas grandes evoluções.

Post Author: mario