Review – Avaliação: Detona Ralph (Wreck it Ralph)

Hoje estivemos no cinema assistindo o Detona Ralph.

Detona Ralph

O filme realmente é muito bom. Produzido em 2012 pela Walt Disney Animation Studios, Detona Ralph conta a história de um vilão de video-game, o Ralph.

Ralph faz parte de um velho jogo chamado Fix-It Felix, Jr. Trata-se de um desses velhos jogos de fliperama, com um visual e tecnologia superiores aos jogos do antigo Atari 2600, e no nível de jogos do Mater System e Nintendo.

Imagem do game

No jogo, Ralph é o cara que sai quebrando tudo em um prédio residencial, atormentando a todos. O jogador comanda o Felix, que é o cara que conserta tudo com seu martelinho. Ao final, quando se ganha, o Felix recebe uma medalha e os moradores jogam do Ralph do telhado.

Só que isso foi assim por 30 anos. O velho aparelho de Fliperama conseguiu ficar no centro de jogos e ver vários games irem e virem. Ao final do dia, quando o dono vai embora, os personagens se encontram para relaxar, festejar, etc. Mostra até uma cena do Ryu convidando o Ken para um bar. E assim também é com o jogo do Ralph. Só que nos bastidores, o vilão não é bem recebido. É visto como alguém perigoso.

Imagem promocional da Disney com uma máquina do jogo

Ralph então, no aniversário de 30 anos do jogo entra em uma crise existencial. Ele sabe que é explosivo, irritado, mas não se acha uma pessoa mal e cansou de ser vilão. Ele então quer provar para todos os seus colegas de jogo que é uma pessoa boa, digna de ganhar uma medalha como herói em um jogo.

Vilões discutem que ser vilão não significa ser mal

O longa começa com o Ralph se desabafando em um grupo de ajuda de vilões, frequentado por um fantasminha do PAC-Man e Zangief do Street Fighter II, entre outros. Todos sabem que ser o vilão não necessariamente os caracteriza como o que eles são de verdade. Que eles podem ser vilões no jogo mesmo sendo pessoas boas, e que ser vilão é um papel importante para o jogo.

Garotinha estranha a falta do “cara que detona” no jogo

Ralph então tenta lidar com essa crise invadindo outros jogos onde obviamente, acaba descobrindo o sentido do que procura (não vou contar, claro hehehe).

Assistimos a versão dublada. Infelizmente só tinha essa. Mas por outro lado, o legal é que todas as palavras escritas no filme estavam também traduzidas.

Resumindo, vale a pena, para crianças e adultos, seja você um adulto que gosta de games ou não.

 

 

Post Author: mario