Perguntas Frequentes – Língua de sinais para bebês

P: Quando começar a praticar os sinais com o bebê?

R: Qualquer idade é apropriada, mas deve-se levar em consideração que antes dos 6 meses o bebê dificilmente irá responder com sinais, então isso não deve ser motivo de frustração para os pais. O bebê começa a fazer os sinais entre 6 e 10 meses.

P: Por quê ensinar linguagem de sinais para um bebê que ainda não apresentou nenhum problema de comunicação?

R: A linguagem de sinais é uma linguagem que pode ser usada por qualquer um e acima de tudo é uma outra língua. O cérebro de um bebê até um ano de idade se desenvolve mais rapidamente do que suas habilidades para a fala, o que faz com que um bebê de um ano de idade seja capaz de entender muitas palavras mas não de se expressar. A linguagem de sinais pode reduzir a frustração dos bebês (e em alguns casos de pais), aumentar a auto-confiança dos bebês e ainda trazer para a criança os benefícios que uma segunda língua trazem ao cérebro de uma pessoa.

P: Que língua é ensinada neste caso aos bebês?

R: a língua apresentada neste site é o ASL – American Sign Language, que é diferente da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS. O motivo é que para os pais empenhados no ensino da linguagem de sinais aos bebês, há muito material educativo adequado para as crianças voltado para esta língua. Ainda que os pais não falem inglês e resolvam comprar um livro infantil ou DVD de ASL, as palavras tratadas são sempre simples e e podem ser rapidamente compreendidas pelos pais antes de ensinar aos filhos. Mas claro, em se tratando de casos onde o bebê terá contato com pessoas que ussam LIBRAS ou mesmo outra linguagem de sinais, cabe aos pais decidir qual língua ensinar.

P: O uso dos sinais não atrasa a língua falada?

R: Não. De acordo com um estudo do NIH – National Institute of Health (EUA), bebês expostos a linguagem de sinais desenvolveram mais rapidamente a linguagem falada, apresentando habilidades verbais três meses mais avançadas aos dois anos de idade do que crianças que não praticaram a linguagem de sinais.

 

Post Author: mario