Os primeiros professores

Na última sexta-feira, dia 14, foi o último dia de aula do Arthur na escolinha Acalanto. No ano que vem ele vai para novos desafios.

Eu sei que ele supera fácil essa fase, mas até mesmo para nós pais que não estamos ali na escola durante o dia é um tanto doloroso ver a despedida.

O Arthur entrou na Acalanto com 5 meses. Mas quatro meses antes nós já havíamos conhecido a escola, que fica bem pertinho do trabalho da Cleu, o que é muito conveniente nessa fase.

Arthur com quando entrou na escola Acalanto

Ali o Arthur fez novos amigos: pequenos e grandes. Ali ele pintou, foi no parquinho, assistia teatrinho, etc..

Entrou um bebezinho e saiu um “homenzinho”, com 15 meses, andando e cheio de expressão no rosto.

Sendo bem realista, é bem provável que ele vá esquecer de seus primeiros professores. No ano que vem ele vai ter dificuldade com uma nova equipe, mas logo que passar vai ser tudo normal.

Ele vai passar por muita coisa e se um dia for perguntado quando adulto se ele lembra de seus primeiros professores, possivelmente ele vai dizer que não.

Mas tem coisa que não pode ser esquecida, e estas não são os rostos nem os nomes. São os valores culturais e sociais que se recebe nessa idade através do carinho, atenção e o bom exemplo por simplesmente agir como é. E isso o Arthur vai carregar com ele para sempre de seus queridos professores Marcos, Ana, Neli e Denise.

Estava aqui agora vendo as fotos do CD que entregaram e só confirmou a boa impressão que eu tinha dessa turma. O Arthur se divertiu muito por lá, e foi muito querido. Ali ele tinha o apelido de “gatão”.

Quando ele estava há mais ou menos três semanas na escola, eu resolvi tentar imitar a entonação de voz da professora quando falava “oi gatão!”. Ela falava sempre da mesma forma quando levávamos o Arthur. Nessa hora o Arthur estava no colo da Cleu e eu falei, com a mesma entonação. Ele se virou tão rápido que mais um pouco caía do colo. Foi engraçado.

Uma coisa rara que o Arthur teve foi uma referência masculina na escola durante essa fase, que foi com o seu querido professor Marcos.

Para a despedida, bati uma foto dos professores, para mostrar para o Arthur de vez em quando e tentar fazer que ele não esqueça. Mas no CD da escola tem fotos muito melhores.

No último dia, foram várias despedidas. O Arthur estava com uma cara de quem realmente não estava entendendo a razão de tanto beijo. Para ele era apenas mais um dia normal e feliz.

Diante de tudo isso, é como pais e em nome do Arthur que dizemos aos professores e a direção da escola: muito obrigado!

Arthur quando saiu da escola Acalanto

Post Author: mario