Os bebês podem começar a sorrir já no primeiro mês de vida. Na verdade, os bebês possuem uma série de reflexos e um deles é sorrir involuntariamente. Acontece muito dormindo.
O Arthur sorria muito dessa forma. Eu havia lido sobre isso no livro Mayo Clinic Guide to a Healthy Pregnancy mas nunca tinha reparado no Arthur, até a Mavi, filha da nossa amiga Dani Zanatta ter reparado uma vez que os encontramos no Shopping BeiraMar.
Mas na primeira vez que vi o Arthur sorrir de felicidade ele tinha algo em torno de um mês e meio. Ele estava incomodado com alguma coisa durante a madrugada e não dormia, apenas chorava. Não era fome, não era fralda… era carinho. A Cleu tirou ele de seu berço e trouxe para o nosso quarto (ele sempre dormiu no próprio quarto desde o primeiro dia em casa). No momento que ela o deitou sobre a cama, ele parou de chorar e abriu um largo sorriso.
A Cleu falou com muita emoção (com uma voz de quem parece que vai chorar) que ele estava sorrindo. Que sorriso bonito.
Para mim, a primeira vez que ele sorriu foi com uns três meses. Era um dia em que meu pai estava em Florianópolis a trabalho e estava em nossa casa. A Cleu ainda estava de licença maternidade. Na hora em que eu e meu pai estavámos saindo juntos cada um para as suas tarefas, fui dar tchau para o Arthur e ele abriu um tímido sorriso, puxando mais para o lado direito do rosto.
Esse tipo de sorriso mais tímido ele passou a fazer frequentemente nessa época.
O sorriso dele foi mudando. Até os seis meses, era um sorriso com a boca aberta mais verticalmente do que horizontalmente.
Depois mudou. Agora sorri como um homenzinho, abrindo a boca mais para os lados e não mais como se fosse comer 🙂
1 thought on “O primeiro sorriso – e os seguintes”
Visita dos Horst no feriadão - Diário dos papais
(02/11/2012 - 11:01 pm)[…] correndo com a Cleu todo contente e rindo com esse seu novo sorriso atual (não listado no meu post O primeiro sorriso – e os seguintes). Ele dá um sorriso bem aberto, onde ele franze a testa e muitas vezes grita. É um sorriso bem […]
Comments are closed.