A Johnson & Johnson fez um anúncio essa semana nos Estados Unidos afirmando que irá abolir até 2015 substâncias químicas de seus produtos que são consideradas cancerígenas, o que inclui produtos vendidos no Brasil.
Na lista estão Neutrogena, Clean & Clear e os shampoos para bebês. Apesar de absurda, a notícia pode ser considerada uma vitória, e ONGs do mundo todo tem de fato comemorado.
Se por um lado a notícia causa espanto por se tratar da saúde dos pequenos, por outro as substâncias tem sido usada há décadas e a tendencia é que a atitude seja copiada pelos concorrentes, o que indica uma mudança para o caminho positivo.
Pesquisa feita em 2009 pela Safe Cosmetics constatou a presença de formaldeído e do 1,4 dioxane, considerados cancerígenos e que não constavem como ingredientes. No caso eram (são) considerados pelas empresas como produtos liberados com o tempo pelos outros ingredientes.
A Johnson & Johnson também vai abolir o ftalato, várias fragrâncias e o triclosano, um antibacteriano usado em sabonetes, todos questionados sobre a possibilidade de serem causadores de cancer.
Esperamos que isso seja realmente rapidamente modificado e que venha logo ao Brasil, onde as coisas mudam apenas por força de lei.