Resposta ao problema de matemática de Singapura

Sem dúvida descobrir o aniversário da Sheila (ou Cheryl, como na versão original) não é fácil. Se ainda não viu, para de ler agora e veja primeiro o post com o problema clicando aqui.

Problema de lógica em Singapura
Problema de lógica em Singapura

Mas vamos então por partes.

  1. Alberto sabe apenas o mês. Bernardo sabe apenas o dia.
  2. A primeira afirmação de Alberto é óbvia, porém ao dizer que Bernardo também não sabe, ele só pode estar dizendo que não é dia 19 nem 18, pois fosse um destes dias, Bernardo saberia a data completa pois estes dias aparecem apenas uma vez cada. Com isso, ele está dizendo também que não é maio nem junho.
  3. Bernardo diz que não sabia, mas em função de que maio e junho estão eliminados, ele diz agora que sabe. Dessa forma, o dia 14 que aparece tanto para julho quanto agosto está eliminado, pois caso contrário ele não saberia. Bom, ele sabe, mas nós ainda não. Na resolução deste problema temos que sempre separar o nosso ponto de vista. Vamos lembrar que os personagens receberam uma informação e nós não.
  4. Alberto diz então que também sabe. Agora é a nossa vez. Se Bernardo disse que sabia e com isso eliminou dia 14, só pode ser dia 15, 16 ou 17. Alberto sabe o mês e para ele ter certeza da data completa, só pode ser julho. Fosse agosto, ele ficaria na dúvida entre os dias 15 e 17.
  5. Logo, por eliminação passo a passo, a data é 16 de julho.

E aí, foi fácil? Diga nos comentários se resolveu de forma diferente.

 

Post Author: mario