Como ensinar o seu bebê a ler com Little Reader Brillkids Brillbaby

Vamos falar hoje do Little Reader.

O Little Reader é um software muito interessante como ferramenta no suporte ao ensino de leitura para os bebês. Ele é desenvolvido e mantido pela empresa Brillkids BrillBaby. O Brillkids tem talvez hoje a maior comunidade mundial de Early Learning. Há vários brasileiros cadastrados em seu fórum mas poucos se mantem ativos hoje em dia. No entanto, em inglês há muitas discussões interessantes.

O Little Reader é mais do que conteúdo. Ou seja, o importante do sistema não se resume ao seu currículo mas também na sua tecnologia. Em um primeiro momento muitas pessoas podem não entender a diferença deste sistema com relação a um DVD ou a um Powerpoint. E na verdade, dizendo bem a grosso modo a utilidade do LR (como é chamado no fórum) se assemelha a uma união dos dois.

little reader brillkids brillbaby

O Little Reader permite você passar uma sequência de Flash-Cards, tal como você estaria vendo em um vídeo. Porém você também pode voltar os slides tal como se fosse no Powerpoint. Pode ser muito útil para voltar em algo que você queira ressaltar ou que seu filho tenha demonstrado interesse. Isso você não consegue fazer de forma prática com um vídeo mas consegue fazer com Powerpoint. E com relação ao Powerpoint ele também possui vantagens. Entre elas, posso citar que você programa um conjunto de imagens para um Flash-Card, e o sistema irá alternar a imagem a cada vez que for mostrado, o que é interessante para trazer novidades. Isso em um Powerpoint daria muito trabalho.

Existe Little Reader em português? Infelizmente não. Mas nada que impeça você replicar o conteúdo de seus Flash Cards no Little Reader, o que é muito fácil. Há ainda diversos arquivos prontos e disponíveis na comunidade, feitos por outros membros. Você pode ainda montar um curso em português – dá trabalho – mas tem gente que faz. Acho que não dá mais trabalho do que fazer 1000 Flash-Cards com papel. Em casa usamos ele em inglês, já que sou eu que uso com o meu filho e minha língua com ele é esta (fazemos o OPOL – One Person, One Language – eu falo inglês com o Arthur e a minha esposa fala Português). Também faço livrinhos especiais sobre interesses dele, como Ônibus Espacial. É um ótimo momento não apenas para aprender a ler, mas também para adquirir conhecimento enciclopédico (veja mais no livro How to Give Your Baby Encyclopedic Knowledge). Também reconto histórias que aconteceram de verdade conosco, como uma festa de aniversário, usando as fotos que foram tiradas.

Então deu para perceber que você pode fazer muitas coisas para os seus bebês.

Mas vamos falar então do currículo.

Ao comprar o Little Reader, você opta por um currículo de seis meses ou um ano, e entre inglês americano e inglês britânico. Uma vez que você já comprou o Little Reader com alguma das opções citadas, você pode comprar currículos adicionais. Atualmente existem os currículos em mandarim (com chinês tradicional e chinês simplificado) e francês.

Para quem não sabe, mandarim é uma língua falada, assim como o cantonês. O cantonês é falado em Hong Kong enquanto o mandarim é a língua usada na República Popular da China. No entanto, a escrita pode variar, mesmo em se tratando do “mesmo” mandarim. O Chinês Tradicional é o menos usado hoje em dia, sendo popular em Taiwan, enquanto o simplificado é usado na República Popular da China. A maior parte dos livros e vídeo hoje em dia são produzidos com o Chinês Simplificado, mas há quem diga que quem aprende o Tradicional consegue entender mais facilmente o Simplificado do que o caso contrário. Resumindo, Chinês Tradicional e Simplificado dizem respeito à escrita e não a fala.

Little Reader - Tela de uma lição diária. Clique para ampliar
Little Reader – Tela de uma lição diária. Clique para ampliar

Então, fora os currículos oficiais do Little Reader, você pode montar desde pequenos livros até outros currículos específicos para você e ainda compartilhar com a comunidade. Ao disponibilizar um arquivo na comunidade, você ganha pontos a cada download que é feito. Você pode inclusive colocar um preço nele, em pontos, o que aumenta a sua pontuação. Você também ganha pontos participando do fórum e indicando amigos. Mas para que servem estes pontos? Para comprar cupons de desconto para produtos. Todos os produtos que comprei no Little Reader foi sempre usando cupons de desconto.

Fique atento também a datas comemorativas. Em época como Valentine’s Day e Dia dos Pais (nenhum dos dias citados bate com o nosso no Brasil) todos os produtos costumam ter um desconto que pode chegar a até 25% e o melhor: o desconto é cumulativo com outro desconto que você tenha, como o cupom do Diário dos Papais (BKAFF113661). Use nosso cupom para um desconto de 10% sobre o preço praticado de qualquer produto, e quantas vezes quiser.

Little Reader - Exemplo de conteúdo criado por nós. Clique para ampliar
Little Reader – Exemplo de conteúdo criado por nós. Clique para ampliar

Quem é o público do Little Reader? Difícil dizer. No meu caso, nosso filho estuda em período integral e nós trabalhamos durante o dia todo. Sobra pouco tempo e então uma abordagem com Flash-Cards para nós seria impraticável. Nesse ponto, o Little Reader nos poupa um tempo incrível, ou melhor dizendo, é o que viabiliza a questão do “Como ensinar o seu bebê a ler”. Por outro lado, posso dizer que mais de 90% das pessoas que conheço que usam o Little Reader são mulheres que optaram por se dedicar apenas aos filhos. Neste caso, além do Little Reader, muitas usam muitos outros recursos como os próprios Flash-Cards e outros softwares e DVDs.

Pense no Little Reader como um software para facilitar sua vida nas atividades propostas por Glenn Doman e Makoto Shichida. A filosofia do Brillkids em cima do Little Reader e seus outros softwares é a mesma: não foque em resultados. Use o momento diário da lição com o Little Reader como um momento de carinho com os seus filhos. Não force. Pare antes de seu filho querer parar. E para quem pensa que é um esforço para a criança, saiba que cada lição não dura mais do que 10 minutos.

É uma lição por dia, durante os dias da semana. Se houver tempo e possibilidade, pode-se fazer uma sessão a mais já inclusa no sistema. Aos finais de semana, fica a critério dos pais continuar, revisar ou simplesmente não fazer. O sistema guarda onde foi parado para continuar o curso no ponto certo.

Little Reader - Exemplo de como as palavras são mostradas. Clique para ampliar
Little Reader – Exemplo de como as palavras são mostradas. Clique para ampliar

E como são as lições dos currículos?

Eles são compostas de nove etapas que apresentam ao todo 18 palavras.

  1. Picture Flash – mostra em foto todas as palavras que serão apresentadas. Dura em torno de 30s
  2. Multisensory 1 – mostra a palavra e em seguida uma foto e em alguns casos segue também um vídeo ou uma animação. Trata-se sempre de um tema único, como comida, coisas da casa e meios de transporte. São apresentadas seis palavras em mais ou menos 50s.
  3. Pattern Phonics 1 – mostra um som e seu uso em 10 palavras. Aproximadamente 20s.
  4. Multisensory 2 – tal como o Multisensory 1, porém abordando outro assunto.
  5. Pattern Phonics 2 – tal como o Pattern Phonics 1, porém abordando outro som.
  6. Multisensory 3 – tal como o Multisensory 1, porém abordando outro assunto.
  7. Sight Words – mostra um conjunto de palavras da língua inglesa que são chamadas de sight words devido ao fato de sua pronúncia não seguir o padrão fônico da língua, ou seja, ao ler letra por letra a pessoa não irá reproduzir a palavra corretamente e esta tem que ser decorada por inteiro. Nesta seção são em torno de oito palavras em 20s.
  8. Word Split – aqui em torno de seis palavras são divididas em sílabas ou em letras chave em sua pronúncia. Em torno de 50s
  9. Game – nesta parte figuras ou palavras são apresentadas e é perguntado onde está determinado item. Uso como um jogo mesmo, e não para testar. Em geral se meu filho não responde, eu mesmo respondo e seguimos.

Ficou curioso? A melhor parte é que apesar de todos estes detalhes, tendo certeza ou não da sua decisão você não precisa comprar para testar. Basta se cadastrar no site, baixar o sistema com o currículo trial e você terá 10 dias de currículo de graça. Você poderá inclusive criar seu próprio conteúdo na versão trial (mas ao mudar para a versão licenciada, lembre-se de fazer uma exportação de seus arquivos para não correr o risco de perder o que fez).

Achou caro? Realmente temos os costume de querer apenas coisas de graça pela internet. E se você comparar com o preço de um DVD educativo, também parece caro. Mas as pessoas que compram esse sistema tem um ganho imensurável, e o usam por dois anos ou mais. Dessa forma, o sistema custa que menos da metade de um mês de mensalidade de uma boa escolinha vai trazer um aprendizado que uma criança não vai ter na escola nos cinco primeiros anos. Foi como eu procurei ver e então de fato me pareceu um investimento muito bom. Aliado a isso, é um dos poucos produtos educativos que você pode comprar sem adicionar frete e impostos. Ao comprar DVDs de fora você tem o frete caro e em muitos casos impostos que chegam a 100%  o que não acontece quando você compra o Little Reader por download.

Existe o Little Reader para iPad e Android. Neste caso, trata-se apenas de uma extensão do uso de seu sistema já no PC. Você pode baixar gratuitamente o Little Reader para iPad, por exemplo, e fazer compras dentro do app para pequenos conjuntos de Flash Cards. Porém para ter o currículo do Little Reader, você deve comprar o iAccess por $20 e já possuir a licença de Little Reader.

cupom

E lembre-se do nosso cupom de desconto de 10%: BKAFF113661

Por fim, que versão comprar? O software está disponível como Little Reader Basic, Little Reader Deluxe e está presente nos pacotes Value Bundle 1 e Value Bundle 2. O Little Reader Basic traz apenas o software em si e você pode optar pelo download ou receber a caixa com o CD em casa. Software no Brasil é isento de imposto, porém não a mídia, ou seja, o CD. Se não vier discriminado valor de software, mídia e frete, você será taxado pelo valor total. Além disso, tem o problema das encomendas internacionais ficarem de um a três meses em média na alfândega. Para evitar o transtorno, nossa recomendação é o download. Não se preocupe se o seu computador estragar. Na verdade, a licença é apenas um código que você usa para ativar o software, seja esse software baixado ou do CD. A licença instalada em até dois computadores diferentes mas do mesmo dono, ou seja, é contra os termos de uso compartilhar a licença com amigos. Caso seu computador dê problema e você compre outro, você não perde a licença. Você simplesmente troca ela de computador através do site do Brillkids. Se você preferir, pode comprar apenas o Semestre 1 e depois fazer um upgrade, mas no final sai mais caro do que comprar o ano inteiro de uma só vez. O Little Reader Deluxe está disponível apenas pelos Correios. Ele traz o software em CD, livros infantis, livros para os pais sobre como ensinar o bebê a ler e como usar o Little Reader (estes dois você pode também obter por download gratuitamente mesmo antes de comprar qualquer coisa) e Flip-Cards. Seu frete fica em torno de $90 para o Brasil. O Bundle 2 traz o Little Reader Basic junto com outros dois softwares, o Little Math e o Little Musician. Se você realmente vai comprar todos, é o melhor negócio. E pode ser via download. O Bundle 1 traz o Little Reader Deluxe e os outros dois softwares, e desta forma está disponível apenas pelos Correios. Seu frete sai por $103. Esse post contem links afiliados de produtos que os papais aqui realmente confiam e gostam 🙂

Facebook Comments

Post Author: mario