Early Learning

Afinal, o que é o Early Learning?

Early Learning, abreviado como EL, é um termo em inglês para denotar o aprendizado precoce.

Ao contrário do que muita gente pensa, o aprendizado mais cedo não diz respeito a mais cedo do que a capacidade da criança, mas sim mais cedo do que o que se considera comum em nossas culturas.

bebe lendo 2

O EL pode abranger vários temas, desde o engatinhar até matemática. De forma geral, o EL trata das seguintes atividades para os bebês:

  • Linguagem de sinais
  • Crescimento multilíngue
  • Leitura
  • Música
  • Matemática
  • Conhecimentos gerais/enciclopédicos

Um dos pais do Early Learning foi norte-americano Glenn Doman. Glenn Doman, que também trabalhou no tratamento de crianças com danos cerebrais, foi um dos pioneiros no ensino de leitura, matemática e desenvolvimento motor para bebês.

Mas afinal, para que?

Glenn Doman e vários outros especialistas defendem que determinadas habilidades, como leitura, são muito mais fáceis de serem aprendidas logo cedo, tal como ocorre com a linguagem. Evidentemente, a abordagem para o ensino não deve ser a mesma usada com uma criança de sete anos.

Em primeiro lugar, o foco nunca deve estar em resultado. Deve ser apenas uma curta brincadeira do dia a dia.

Glenn Doman, que escreveu o livro How to Teach Your Baby to Read, desenvolveu uma metodologia com o uso de flash-cards. Nessa metodologia, o bebê é exposto às palavras escritas já a partir dos três meses, e aprende a ler tal como um adulto lê: identificando a palavra como um todo. Em muitos casos, a criança já está lendo fluentemente aos três anos, porém há vários casos de crianças já lendo algumas palavras mesmo antes de completar um ano. No entanto, esta não deve ser a única forma de ensinar a criança. Deve-se posteriormente ensinar também a leitura através da junção das letras.

Em seu livro How to Teach Your Baby Math, Glenn Doman apresenta uma metodologia de ensino de matemática para bebês também baseada em flash-cards. O objetivo é que a pessoa aprenda o número não pelo seu símbolo, como acontece geralmente, mas sim pela quantidade que este representa. O livro defende que as crianças menores de dois anos e meio possuem a impressionante capacidade de distinguir a diferença de quantidades grandes de objetos. Assim como um adulto pode dizer se determinado conjunto tem três ou quatro objetos sem contar, um bebê pode fazer o mesmo com quantidades acima de 50.

Além de Glenn Doman, vários outros especialistas desenvolveram o assunto e novas metodologias. Um outro famoso especiaslista é o japonês Makoto Shichida. Seu método é muito parecido com o de Glenn Doman, também envolvendo flash-cards e é usado há mais de 25 anos no Japão. A metodologia de Makoto Shichida baseia-se nos seguintes princípios:

  • Todas as crianças nascem gênio
  • O vínculo pais e filhos é extremamente importante
  • A predominância do hemisfério direito na criança é uma grande oportunidade para o aprendizado
  • Crianças devem ter seus cinco sentidos estimulados
  • Repetição e consistência são a chave para o aprendizado

Entre os famosos, recentemente a cantora Beyoncé divulgou que pratica o EL com sua filha e a apresentadora Oprah foi educada dessa forma, sendo que aos três anos de idade já lia.

Enfim, precisa de tudo isso? Sabemos que quase ninguem cresce dessa forma e vive muito bem. A questão apenas é de uma quebra grande de paradigma. Cabe a cada um decidir o que fazer. Sites como BrillKids fornecem produtos que permitem fazer da lição diária uma brincadeira divertida que não dura 10 minutos. Além disso possui uma imensa comunidade internacional de pais que trocam suas experiências e encorajam uns aos outros.

O Diário dos Papais possui um cupom de desconto de 10% para os produtos do BrillKids: BKAFF113661. Saiba mais sobre o Little Reader aqui.

 

Post Author: mario