Trabalho infantil – Questione, pois é da nossa conta #semtrabalhoinfantil

Não vou falar aqui do óbvio, que sou contra crianças de 8 anos trabalhando exploradas em lavouras. Isso é sim muito grave mas vou focar nos pontos onde os limiares são mais tênues e passar a minha opinião.

Tal como o NerdPai nesta blogagem coletiva, não tenho uma visão radical sobre crianças trabalhando como atores. Acho que é algo plausível, desde que haja um bom acompanhamento, obviamente não apenas da família. Seria muito estranho ver filmes e novelas sem crianças, pois fugiria do real.

Se por um lado então parece simples, com a criança trabalhando apenas por vontade própria e com acompanhamento psicologico, é estranho ver que tantos atores mirins viram atores problemáticos.  O mesmo vale para crianças esportistas.

Também acho muito estranho um filme ser lançado com classificação de idade maior do que a de alguns atores do elenco. Como funciona? Eles explicam bem o assunto para a criança, permitindo uma espécie de emancipação cultural no assunto censurado por idade? Ou estes não assistem o filme?

Esses dias vi um filme muito bom chamado The Best and the Brightest. O tema era a busca dos pais pelas melhores escolas para a filha no pré, em NYC, e para isso o pai se fingiu de intelectual se passando por poeta erótico (a concorrência é tanta que o que os pais fazem é importante na entrevista de admissão). É muito engraçado ver as pessoas falando formalmente tanta baboseira mas não consigo imaginar uma criança assistindo.

The best and the brightest

E o trabalho em casa? Comigo, sempre tive um pouco de trabalho, seja em  casa, seja na empresa  dos meus pais, mas nunca com responsabilidade única sobre o resultado e nem com dedicação integral. Acho isso importante na educação e formação da pessoa, mas é inegável que o estudo deve ser prioridade no tempo, bem como a recreação.

E você, o que acha? Participe.

Mais informações e acesso a outros posts da blogagem coletiva na Fan Page Pró-Menino da Fundação Telefônica.

Blogagem Coletiva – #semtrabalhoinfantil
Facebook Comments

Post Author: mario