Saindo do berço para a cama

O Arthur tem agora quase 25 meses. E ultimamente vários fatores nos fizeram considerar retirá-lo do berço:

 

  • Segurança: ele tentava sair e se conseguisse a queda poderia ser feia. O berço possuía uma cômoda junto e por várias vezes ele deu sinal de que iria subir em cima. Mas eu sempre falava que não podia e ele respeitava

  • Qualidade de sono: ele não vinha dormindo muito bem, e o motivo pode ser na verdade várias coisas como fome, resfriado, dente, dor de barriga, etc. A verdade  também é que dormir para ele de qualquer forma não é fácil. Ele leva muito tempo para pegar no sono. Quisemos então testar algo mais parecido com o método Montessori, onde a criança tem acesso ao seu colchão com facilidade, geralmente no chão.

  • Leitura: na hora de dormir, era difícil de ler para ele, pois se sentássemos ao lado, ao ler ele tinha que ficar de pé para conseguir ver o livro e consequentemente não relaxava. Queremos agora deitar ao lado para junto com ele ler os livros.

 

Cama-desenhoBom, o berço que compramos para o Arthur na verdade foi um 6 em 1. Berço, bicama, cômoda, escrivaninha, criado mudo, prateleira, etc. Nem sei ao certo. Nossa ideia inicial era retirar toda a parte de cima da cama, composta por berço e cômodas e retirar também um dos estrados, de modo que o Arthur ficasse dormindo no colchão de baixo, da cama móvel, e com isso tivesse a proteção lateral. Mas no fim fiz uns furos a mais e coloquei a grade do berço na cama, de modo que ficou de fato uma bicama. A grade do berço não cobre toda a cama, então o Arthur consegue entrar e sair sozinho pelo pé da cama. Deste móvel resultou então uma bela bicama, duas cômodas boas e uma decepcionante escrivaninha.

 

Ainda é cedo para dizer. Podemos depois atualizar com mais informações. Não fez por enquanto que o Arthur dormisse mais rápido – acho que isso por enquanto não terá jeito. Mas como resultado ele tem acordado muito mais feliz. Antes ele acordava e ficava chorando. Agora quando vamos ver ele está andando pela casa. Sai da cama e abre a sua porta sozinho.

 

Post Author: mario