Review – Thomas and Friends Pocket Library

Um dos desenhos favoritos do Arthur é o Thomas and Friends, que ele assiste no Netflix em inglês. Eu assisto com ele e também acho interessante. É um desenho em que a cada capítulo os personagens aprendem uma lição por tentativa e erro. Educativo e não apelativo, sem implorar pela atenção da criança com gritos e cores.

Então achei no The Book Depository um belo box de livros do Thomas and Friends.

Thomas and Friends Pocket Library

Dei uma boa olhada e comprei. Para os nossos padrões brasileiros, estava muito barato. Hoje está USD 7,58 com frete grátis. São 6 livros pequenos que vem em uma caixa, de um tamanho bem prático para levar junto na mochila, bolsa, etc.

Na semana passada chegou a minha encomenda. Eu deveria ter batido as fotos assim que vieram, pois o Arthur já mexeu tanto que já não está mais como novo, como podem ver pelas fotos. Mas é sinal de que ele está gostando.

Para o Arthur, que tem um ano e dois meses, esse conjunto de livros é muito mais do que livro. Para ele uma das grandes diversões está em colocar os livros na caixa. E até que vai bem, pois os livros são quadrados e entram de várias jeitos. Assim que o livro chegou, ele ficou cerca de 15 minutos brincando com os livros. Ele gosta muito de folhear os livros e apontar para as figuras e para as palavras maiores. E nesse caso, ele ficou também tirando e colocando os livros da caixa.

Outra coisa interessante é que os livros, quando guardados corretamente dentro da caixa, formam a palavra THOMAS no rodapé da lateral. Para o Arthur isso ainda não significa nada, mas para a fase do aletramento, deve ser muito interessante.

Outro bônus é que a contra-capa de cada livro é uma peça de quebra-cabeças. Isso o Arthur entendeu bem, porém não tem interesse em manter montado. Se eu monto ele vai lá e desmonta na hora.

Ele já sabia bem quem é o Thomas, e quando chegaram os livros eu fiz questão de ler para ele e cantar a música do Thomas, para ele entender bem que se tratava do mesmo personagem da TV. Quando eu perguntava para ele, no início, onde estava o Thomas, ele apontava para a TV mesmo que essa estivesse desligada. Agora ele já sabe que eu posso estar falando dos livros e vai buscar um livro mesmo que esteja fora do alcance da vista, como por exemplo, guardado dentro de um brinquedo.

Resumindo, esse box de livros tem várias interessantes funcionalidades para um toddler:

  1. Os livros por si só propiciam o prazer da leitura pai e filho
  2. Dentro da caixa formam a palavra THOMAS
  3. Formam um quebra-cabeça 6 peças com a contra-capa
  4. Permitem um momento de desafio para os bebês que ficam intrigados com os livros que podem entrar e sair da caixa

As histórias dos livros são exatamente do mesmo tipo que as da TV, porém bem curtas e resumidas. Para a idade do Arthur, as páginas chegam até a ter um pouco mais de palavras do que o ideal, pois ele adora virar a página e geralmente já quer virar antes que eu termine de ler.

Os livros são do tipo board book, ou seja, possuem todas as páginas rígidas, como se cada página fosse igual a capa dura. Ideal para bebês. Os livros são todos em inglês, o que é ótimo para ajudar a introduzir uma nova língua desde cedo.

Os títulos são:

  1. Excellent Emily
  2. Gordon’s Shortcut
  3. Rosie and the Special
  4. Steady Old Edward
  5. Thomas and Diesel
  6. Toby’s Surprise

Mais informações:

 

Full bibliographic data for Thomas and Friends Pocket Library

Title
Thomas and Friends Pocket Library
Physical properties
Format: Board book
Number of pages: 8
Width: 92 mm
Height: 92 mm
Thickness: 48 mm
Weight: 270 g
Audience
Children/juvenile
Language
English
ISBN
ISBN 13: 9781405249850
ISBN 10: 1405249854
Classifications
Dewey: 823.92
BISAC category code: JUV000000
Nielsen BookScan Product Class: Y1.3
Illustrations note
photographic tv stills/illustrated colour
Publisher
Egmont Childrens Books
Imprint name
Egmont Books Ltd
Publication date
04 January 2010
Publication City/Country
London/GB

Post Author: mario