Review / Avaliação de Filme – Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland) – 2004

Aqui vai uma avaliação e dica de um filme que acabei de assistir no Netflix com a minha esposa. É um filme para adultos e crianças, mas não deve chamar a atenção de crianças muito pequenas.

Barrie e Peter, garoto que deu nome ao Peter Pan

Todos nós conhecemos o Peter Pan. Muitos já esquecemos da história. Mas pouquíssimos sabem da história por trás da história.

Com Johnny Depp e Kate Winslet, Em Busca da Terra do Nunca retrata a criação da peça teatral Peter Pan e Wendy, que deu origem ao livro Peter Pan.

Famíla Davies

Sir James Matthew Barrie, interpretado por Johnny Depp foi um escritor nascido na Escócia. Cultivou durante muitos anos uma incomum amizade com Sylvia Llewelyn Davies (Kate Winslet), uma mulher viúva com cinco filhos (quatro no filme), o que causava desconforto em muitas pessoas.

Brincando de piratas

Eu tinha a impressão de que Peter Pan fosse uma história muito antiga, como as dos Irmãos Grimm. Não imaginava que fosse coisa recente (ok, tem mais de cem anos, mas eu esperava que fossem mais de 300).

O filme se passa em Londres, no início do século XX. Johnny Depp faz uma atuação sensacional, protagonizando um homem sonhador e alegre, que gosta de passar para as crianças a motivação. O ator já falou que depois que virou pai começou a se interessar em fazer filmes que seus filhos gostem de assistir.

No filme, que é semi-biográfico (não retrata perfeitamente a realidade), J.M. Barrie é um escritor de peças teatrais, porém sem grande sucesso. Suas peças são voltadas para o público adulto, e não são bem recebidas pela crítica. Seu casamento, sem filhos, também não andava bem. Quando conhece os Davies, se encanta pela família e passa a ter uma relação paternal com as crianças, passando as tardes com os garotos e a mãe, sem pudor de fazer “papelão” para extrair risadas. De suas tardes com a família, surgem as ideias para as aventuras do Peter Pan, que se torna uma peça teatral de grande sucesso.

Barrie chegando para um chá

A história ao mesmo tempo que é divertida, tem trágicos momentos, que não vou falar aqui para não perder a graça.

Resumindo, recomendo muito o filme, e vou estrear o review com estrelas.

Resultado: 5 estrelas

Público: pais e filhos

Dados técnicos:

Direção Marc Forster
Produção Nellie Bellflower e Richard N. Gladstein
Roteiro David Magee
Elenco original Kate Winslet
Johnny Depp
Julie Christie
Dustin Hoffman
Género drama biográfico
Idioma original inglês
Música Jan A.P. Kaczmarek
Efeitos especiais Double Negative
Figurino Alexandra Byrne e Mary Kelly
Edição Matt Chesse
Estúdio Film Colony
Distribuição Miramax Films / Buena Vista International / Lumière
Facebook Comments

Post Author: mario