PS3 não quer tocar o DVD, e agora?

Olá pessoal,

 

Quebrei tanto a cabeça por mais de um mês com esse problema que vou compartilhar aqui com vocês como foi que eu resolvi, apesar de o assunto não ser o foco do blog.

Meu filho tem um conjunto de DVDs da série Baby Signing Time (Two Little Hands) que por algum motivo deixaram de funcionar.

Ao colocar o DVD, o Playstation 3 o aceitava, rodava e aparecia o sinal de Play no canto inferior esquerdo. Porém, cerca de alguns segundos depois aparecia alguns defeitos na imagem, como se fosse chuvisco – estranho já que o sinal estava indo para a TV pelo cabo HDMI. Com isso, vinha uma tela preta e o Playstation voltava para o menu.

Primeiramente imaginei que por algum motivo eu havia mudado o código de região do meu aparelho. Testei diversos DVDs brasileiros – região 4. Enfim, tudo certo com os DVDs brasileiros. Testei outros DVDs americanos – região 1 – e tudo certo também (há quem diga que apesar da informação na caixa, muitos DVDs vêm gravado como região 0, ou seja, qualquer região).

Jogos em Blu-Ray rodando perfeitamente . E então?

Pesquisei muito e pouca coisa achei. O site da Sony indica fazer uma mudança no tipo de saída de imagem ou fazer um reset de fábrica. Achei outro site que indicou escolher uma resolução específica de DVD, que para mim também não deu certo.

ps3

Também cheguei a pensar que fosse sujeira no leitor. Procurando sobre o assunto vi muita gente falando sobre auto-limpeza do Playsation 3, o que eu não confio muito por não ser algo divulgado oficialmente (apesar de que eu não acho que deva estragar o aparelho também).

Por fim, com o DVD selecionado no menu principal do Playstation 3, resolvi apertar o botão triângulo, que chama as opções disponíveis para o ícone selecionado em questão. No caso do DVD as opções são Reproduzir, Reproduzir do Início e Eject.

Selecionei Reproduzir do Início e Eureka! Funcionou!

Por algum motivo estes DVDs ficaram num ponto que o PS3 não conseguia reproduzir ao tentar continuar uma reprodução anterior.

Enfim, este foi o meu problema e relatei como funcionou para mim. Caso não funcione para você, recomendo que veja também este link da Sony e este de um outro blog, ambos em inglês. Se tiver mais dicas e quiser contribuir, basta colocar nos comentários abaixo. Obrigado!

Post Author: mario