Passaporte para o bebê

Essa semana fomos tirar o passaporte do Arthur na Polícia Federal de Florianópolis.

É um pouco diferente do passaporte de um adulto, mas não tem mistérios.

O que precisa?

passaporte

Bom, no caso, estamos aqui evidentemente falando de passaporte brasileiro para crianças brasileiras. E atenção: as informações abaixo são meramente para ajudar. Consulte sempre o site da Polícia Federal, pois o procedimento pode mudar.

  1. Identificação, podendo ser a Certidão de Nascimento ou RG
  2. Comprovante de pagamento da GRU
  3. Passaporte anterior, se houver.
  4. CPF do responsável
  5. Autorização de ambos os pais para emissão. Se um dos pais estiver ausente, sua assinatura deve ter reconhecimento em cartório.
  6. fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data, e em fundo branco.

Os documentos devem todos ser originais e o bebê deve estar presente. Ele não precisa comparecer para a retirada.

Veja também os links, seja para confirmar estas informações, seja para casos específicos, tais como adoção, ausência dos genitores, entre outros:

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos

Segredos? Tem coisas que não constam no site e não sei se é não-oficial ou particularidade do atendimento no posto em Florianópolis, mas tem duas coisas:

  1. A foto do bebê não precisa. Na verdade, quando levamos a nossa não foi aceita. Ele teve que tirar na hora como qualquer pessoa.
  2. Soubemos por acaso também que com passagem comprada, não precisa fazer o agendamento. No caso de Florianópolis, pula-se uma fila de espera de dois meses. Se eu acho certo? Não vou comentar, mas acho errado isso ser um procedimento e não estar no site.

Importante também saber que a validade do documento é diferente.

Idade\Validade 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos 5 anos

 0 a 1

   x

 1 a 2

    x

 2 a 3

    x

 3 a 4

    x

 +4

     x

Muita gente pensa também que existe renovação de passaporte. Isso não verdade não existe. Se o passaporte está vencido, o procedimento para fazer um novo passaporte é o mesmo, com a diferença é obrigado a apresentar o passaporte antigo.

Post Author: mario