Musicalização para bebês e crianças – Brillkids Little Musician

Em um post anterior, apresentei em detalhes o Little Reader da empresa BrillKids. Seguindo mais ou menos a mesma linha, a BrillKids criou o Little Musician, que para muitos é o melhor software da empresa.

É um software não para ensinar uma criança a tocar algum instrumento, como o Piano Wizard ou Soft Mozart, mas sim um software para apresentar para a criança, de forma adequada, os sons, partituras, instrumentos musicais e conhecimento em música clássica.

Muita gente começa usando esse software com crianças até três anos, e depois iniciam com outro software focando no aprendizado de um instrumento. Mas o que não significa que o Little Musician não possa ser usado por crianças maiores de três anos. De fato há muita gente que o usa com crianças de cinco anos.

Para uma criança menor, no entanto, ele vai ajudar muito no desenvolvimento de um bom ouvido musical, bem como a criar uma base para futura apreciação de música clássica e aprendizado de instrumentos.

little musician brillkids

Tal como o Little Reader, ele vem com um currículo que é descrito como um curso para um ano. São então cinco lições por semana, podendo ser feito duas vezes por dia. Nesse caso, a segunda sessão já vem criada também no sistema, tudo para que você saiba onde parou. Cabe lembrar que o fato de ser um curso para um ano, não significa que este seja um software de licenciamento anual. Uma vez comprado, você usa quantas vezes quiser, com quantas crianças quiser  e por tempo indefinido. Não se paga por ano. Apenas o conteúdo é organizado para durar um ano. Há quem faça em menos tempo e há quem faça em mais. Estamos usando a um ano e ainda estamos nas lições do primeiro semestre. Estamos fazendo conforme o nosso ritmo permite e os resultados tem sido muito legais. Nosso filho possui noção de ritmo, consegue ler as notas na partitura e ler os nomes das notas escritas, bem como imitar cantando os tons das notas.

Agora vamos falar um pouco sobre como é o dia a dia. Mas antes, como vão ver, ele é todo em inglês. Mas antes que isso possa te desanimar, pense no seguinte: não se trata de um conteúdo enciclopédico em inglês. Muitas palavras vão se repetir todos os dias e o seu significado serão percebidos muito rapidamente pelas crianças. As notas musicais vão ter ligeira diferença em seu nome, o que não será um problema e seus filhos vão aprender o nome dos instrumentos em inglês, o que é ótimo. Não vai impedi-los de conhecer o nome do instrumento em português fora do software. Pelo contrário, vai criar a curiosidade para saber o nome do instrumento na nossa língua e ampliar o seu vocabulário em duas línguas.

1. Chord Recognition – Reconhecimento de acorde

Aqui um acorde é tocado, e são mostradas na partitura as notas que o compõe. Em seguida as notas são cantadas individualmente

lms-image-01lms-image-02

 2. Music Appreciation – Apreciação Musical

Nesta seção apresenta-se menos de 10s de uma determinada música clássica. É apresentado o compositor e o nome da música.

lms-image-15lms-image-14

3. Note Sounds – Sons das notas

As notas são tocadas e apresentadas na partitura. É uma ótima forma para a criança perceber que notas altas são mostradas mais ao alto e notas baixas mais abaixo. Os instrumentos utilizados são variados.

lms-image-04 lms-image-03

4. Solfège

Aqui as notas são tocadas e mostradas pausadamente na partitura ao mesmo tempo que seu nome escrito também é exposto. Nessa parte os slides são passados manualmente para que você tenha tempo de interagir com a criança.

lms-image-06lms-image-05

5. Instruments – Instrumentos

São apresentados três instrumentos de determinado tipo, como por exemplo, instrumentos de corda. Cada instrumento tem seu nome escrito, uma foto e uma animação mostrando o funcionamento.

lms-image-11 lms-image-12 lms-image-13

6. Chord Recognition

Repetição. Novamente acordes são tocados e suas notas são apresentadas.

7. Solfège

Repetição.

8. Hear and Sing – Escute e Cante

Aqui as notas são tocadas sem que sejam mostradas, para que se tenha tempo para pensar na nota. Em seguida as notas são repetidas e mostradas na partitura.

lms-image-07 lms-image-08

9. Clap-Along – Bater Palmas

Nesta seção uma música é apresentada em conjunto com uma animação onde mostra-se o tempo para bater palmas e uma pessoa batendo palmas. As músicas variam conforme as lições, bem como a hora de bater palmas (sempre, apenas no 1, apenas 1 e 3, etc.)

lms-image-09 lms-image-10

10. Music Appreciation – Apreciação musical

Ao final, uma música já apresentada na lição é tocada por um pouco mais de tempo.

11. Keyboard – Teclado

No segundo semestre, as crianças são apresentadas ao teclado, que é tocado na tela mostrando também o nome das notas. Com essa seção as crianças se familiarizam com os sons das teclas e as percebem como grupos de oitavas musicais.
lms-image-21lms-image-20

Tudo isso em menos em 5 minutos.

Tal como o Little Reader, você pode editar o conteúdo e adicionar mais figuras, ou trocar os textos (caso queira traduzir, por exemplo).

De forma geral, o que a criança aprende? São na verdade 7 áreas trabalhadas:

1. Solfège – a criança irá aprender a cantar as notas musicais em seus tons respectivos

2. Desenvolvimento de um bom ouvido – a primeira infância é a idade ideal para que a criança desenvolva um bom ouvido musical, podendo em muitos casos reconhecer notas e acordes

3. Leitura – a criança começará a ler o básico das partituras de forma natural

4. Senso de ritmo – nas lições com palmas, a criança irá aprender a bater no ritmo da música

5. Instrumentos musicais – oportunidade de conhecer a maior parte dos instrumentos musicais mais conhecidos

6. Música clássica e seus compositores – a criança ouvirá diariamente composições musicais importantes, sempre associados aos seus compositores e estilo musical

7. Teclado – ganhar familiaridade com as teclas do piano / teclado

CUPOM – 10% OFF: BKAFF113661

Em resumo, o Little Musician é uma ótima forma de se introduzir música para crianças pequenas, e perfeito para pais que não entendem de música e estariam gastando muito mais com aulas de música ou sessões de terapia musical. Para pais que já entendem bastante de música e podem expor seus filhos de várias outras formas, o sistema pode ajudar a manter um currículo organizado de exposição. É o sistema mais apreciado pelas crianças entre os desenvolvidos pela BrillKids. Dica do Diário dos Papais: é muito comum surgirem descontos de 10% a 25% durante datas especiais, como Dia das Mães, Valentine’s Day, Natal, etc. Antes de comprar, pense se não há uma data próxima que vale a pena esperar. Mas nunca é garantido que haverá o desconto. Além disso, o Diário dos Papais possui um cupom de 10% de desconto, que é cumulativo a um desconto vigente. Use nosso cupom (BKAFF113661). Está na dúvida? Saiba que você pode baixar e testar gratuitamente o Little Musician com um currículo para 10 dias. Por fim, que versão comprar? Caso esteja interessado em outros produtos, o Bundle 2 é o que vai te trazer o maior desconto. Por ser por download, não terá custos de frete. O Bundle 1 tem o melhor desconto de todos, mas tem o custo do frete e sempre o risco da nossa receita taxar o material (mas as pessoas que compraram esse me disseram que não foram taxadas). Caso seu interesse seja apenas o Little Musician, compre a opção por Download pois você vai economizar muito em frete. Esse post contém links afiliados de produtos que os papais aqui realmente confiam e gostam 🙂

Post Author: mario