Livrinhos online gratuitos em inglês: Starfall

Conforme já falei em outros posts, leio bastante livros em inglês para o Arthur.

Mas também usamos alguns recursos no computador.

O principal que usamos diariamente é o Little Reader, nem tanto pela leitura em inglês em si, mas por ser uma ferramenta Early Learning que ajuda as crianças a conhecerem as palavras e a ler.

Para leitura de livros mesmo usamos muito o Starfall.com.

O Starfall é um site com muitos recursos gratuitos onde você nem mesmo precisa se cadastrar. Há uma versão paga que até o momento não experimentei, pois ainda há muita coisa gratuita a explorar.

Os livros ocupam a tela, e você consegue dar destaque para cada palavra simplesmente colocando o mouse por cima. Ao clicar, o computador lê a palavra. Além disso há interação na tela. É um livro animado.

A primeira seção é o ABCs, onde ele ensina as letras e os sons das mesmas.

A segunda seção é a mais interessante para se ler para os pequenos. É chamada Learn to Read. Ali tem curtas histórias animadas, onde você vai lendo para a sua criança, e pode clicar também nas palavras para conferir a pronúncia. As histórias também podem ter seu curso modificado de acordo com a sua escolha.

O Arthur gosta muito do “Robot and Mr. Mole”.

Livro: Robot and Mr. Mole Site: starfall.com
Livro: Robot and Mr. Mole
Site: starfall.com

 

Hoje experimentamos uma nova seção do site, que é a seção 3, “It’s fun to Read”, mais particularmente o About Me. Este é muito interessante pois se trata de um livro sobre o seu próprio filho ou filha e que você vai criando. Apesar de ser a seção três, muita gente pode achar que é de certa forma uma versão avançada. Eu mesmo fiquei muito tempo sem experimentar pensando isso. Mas a leitura é muito agradável para a criança acompanhar. No caso, você vai escolhendo cabelos, tipos de rosto e montando uma figura parecida com a sua criança, enquanto vai lendo as frases que a descreve.

Arthur montado na historinha do Starfall
Arthur montado na historinha do Starfall

 

Em seguida o About me vai prosseguindo com outras seções como o bicinho de estimação e brinquedo favorito.

Arthur com o gato Max da tia
Arthur com o gato Max da tia

 

Por fim, resumo que apenas na parte gratuita do Starfall.com pode se encontrar um vasto material para uso por muito tempo com as crianças, desde as bem pequenas até as que estão no pré. Além disso, a forma como é apresentado facilita o aprendizado de leitura, mesmo que cedo, sem que isso seja um esforço ou objetivo.

Post Author: mario