Glenn Doman

Glenn Doman foi um terapeuta especialista no tratamento de crianças com lesões cerebrais. Em 1955 fundou a ONG The Institutes for the Achievement of Human Potential.

Nos anos 60 o IAHP passou também a oferecer cursos visando acelerar o aprendizado de crianças sem deficiência, em grande parte usando as mesmas técnicas conhecidas de seus estudos para crianças com lesões.

Glenn_Doman

Em 1966 lançou o livro How To Teach Your Baby To Read. O título, apesar de polêmico, é um grande best-seller mundial.

Em 1979 lança o livro How To Teach Your Baby Math e em 1988 lança How To Teach Your Baby To Be Physically Superb.

Com sua filha Janet, hoje diretora do IAHP escreveu o livro How Smart Is Your Baby?: Develop And Nurture Your Newborn’s Full Potential e com seu filho Douglas, vice-diretor do instituto, escreveu o livro How To Teach Your Baby To Swim: From Birth To Age Six.

Doman ensinou ao mundo que os bebês desde muito cedo podem começar a aprender a ler através de uma metodologia onde as palavras são reconhecidas por completo, e não em sua codificação, através do uso de Flash-Cards. Também com Flash-Cards, Doman criou uma técnica para ensinar quantidade e operações matemáticas para bebês.

De acordo com Glenn Doman:

Toda criança ao nascer tem um potencial maior do que Leonardo Da Vinci jamais usou.

Ao contrário do que se possa parecer em um primeiro momento, o aprendizado adiantado de leitura e matemática é uma tarefa diária muito curta e divertida. Para essa idade, o aprendizado não é formal, mas sim com brincadeiras e diversão. E dessa forma, por mais estranho que se possa parecer, é mais fácil de aprender do que no ensino fundamental.

Assim, o Early Learning não é uma prática por puro capricho dos pais. Se por um lado é “adiantado” por ser antes dos costumes culturais atuais, por outro é um paradigma que visa facilitar o aprendizado e desenvolvimento cognitivo das pessoas.

Sua metodologia é aplicada nos softwares da BrillKids. Saiba mais sobre o Little Reader aqui.

Post Author: mario