Gestação semana a semana – Semanas 1 e 2

Olá pessoal,

 

Hoje iniciaremos uma nova categoria no site, falando da gestação semana a semana.

Para esse assunto, usaremos como principal referência o livro Mayo Clinic Guide to a Healthy Pregnancy (Guia Mayo para uma gravidez saudável) que foi o que adquirimos durante a gestação do Arthur e achamos muito bom.

 

Depois farei um post específico de review sobre esse livro.

Há muitos livros bons em português também, porém sempre bem mais caros.

Para quem tem Kindle, seja o próprio aparelho ou no iPad/Android, a versão digital desse livro é uma boa pedida, uma vez que ele é muito grande e pesado, então aqui vai o link .

Apenas indicarei para compra nesse blog produtos que realmente compramos e gostamos.

Essa seção, assim como os livros no mercado e outros sites, deve ser usada apenas como referência para uma opinião mais imediata, mas nunca ser considerada como opinião que exclua a necessidade de visita ao médico. O pré-natal é extremamente importante.

Então, vamos lá, começando pelas semanas 1 e 2 de gravidez (e temos pouco assunto agora).

Uma coisa que muita gente não faz ideia é que a primeira semana de gravidez é o último perído de menstruação. Eu mesmo não sabia disso, e achava que era um cálculo estimado baseado na última menstruação. No fim dá na mesma.

Nesse ponto possivelmente a mulher ainda não sabe da gravidez, e se a mesma é esperada, ela deve já estar tendo algumas precauções orientadas pelo médico, tal como consumir ácido fólico.

A concepção em si ocorre cerca de duas semanas após o início da última menstruação. Dessa forma, quando o bebê nascer a gravidez vai ter durado em média 38 semanas, apesar de que oficialmente esta será a quadragésima semana.

Para facilitar, irei criar uma página específica para juntar os posts da gestação.

Facebook Comments

Post Author: mario